Conheça-nos.

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Cláudia Falluh Balduino Ferreira é doutora em teoria literária e professora de literatura francesa e magrebina de expressão francesa na Universidade de Brasília. Sua pesquisa sobre a literatura árabe comunga com as fontes do sagrado, da arte, da história e da fenomenologia em busca do sentido e do conhecimento do humano.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Literatura e espiritualidade : porque primeiro, era o verbo. Na Universidade de Brasília.


Dia 21 de maio, manhã e tarde, no Instituto de Biologia, auditório 4 - UnB.



     O Grupo de Estudos Literários Magrebinos sob a coordenação geral de Cláudia Falluh Balduino Ferreira apresentará dia  21 de maio a I Jornada Literatura e Espiritualidade. 
Longamente apartadas do ambiente acadêmico, perguntamos: de que natureza são as relações entre a literatura  e o sagrado, a espiritualidade, e as religiões? Como se resolvem do ponto de vista teórico e hermenêutico a espiritualidade e a criação literária, o imaginário e a memória? São estas e outras questões que serão debatidas nesta primeira jornada entre pesquisadores da literatura, da antropologia e da filosofia da religião.

São Marcos evangelista, manuscrito carolíngio. Detalhe.

Nomes como o antropólogo José Jorge de Carvalho nos elevará com Jalal u'Din Rumi e a poesia mística persa. Augusto Rodrigues esclarecerá os meandros da Performance social e dialógica da colonização: teatro e poesia das festas de Anchieta, Cristian Santos nos presenteará com o surpreendente Religiosidade maldita: a incidência do discurso anticlerical na configuração do corpo moderno. A filosofia das religiões estará presente na voz de Hubert Jean Cormier, que nos falará dos difíceis diálogos com o mundo islâmico do mundo antigo em Raimundo Lúlio, aventureiro do espírito: o diálogo interreligioso no Mediterrâneo do século XIV e Mônica Udler Comberg que nos dirá sobre A alma e seu anjo no sufismo de Ibn Arabi. Ainda neste espírito Anna More apresentará o lado feminino do espiritual com Mecánica e pasión en la poesia de sor Juana Inés de la Cruz,(Palestra em espanhol) seguida neste tom por Cláudia Falluh que discorrerá sobre A expressão positiva do sagrado, ou Baraka,بركة
pela presença da mulher no romance marroquino. Todos os convidados são Professores Doutores da Universidade de Brasília e da Biblioteca Redemptoris Mater.

Estas palestras serão entremeadas com concerto de violão (Villa-Lobos e Radamés Gnatalli, com o violonista Victor Santana)e muito chá marroquino!
   

O meu amigo querido Leonardo Boff, que carinhosamente fez o prefácio de meu livro A essência do cuidado (Santuário 2005) me escreveu recentemente e em sua carta dizia: "Acredito que não basta a razão intelectual. Precisamos resgatar a razão espiritual que se encontra no âmbito da razão cordial ou sensível. Mais e mais cosmólogos se dão conta de que uma Energia poderosa e amorosa perpassa todo o universo. Abrir-se a ela é sentir-se enlevado, encantado e carregado por uma Presença que ninguém sabe explicar. Fazer esta experiência é viver a dimensão espiritual em nós. O resultado é que ficamos mais sensíveis a tudo que é verdadeiro, justo, compassivo, enfim, nos fazemos mais humanos. Continue nesta busca, disse ele, pois nela se esconde grande parte da ansiada felicidade e paz humanas."

É neste propósito que realizo esta I Jornada Literatura e Espiritualidade aqui na Universidade de Brasília que ainda celebra o seu Jubileu, junto com o Instituto de Letras onde estamos.

Primeira Jornada, sim, porque Primeiro era o verbo.
Delícias do princípio de tudo...

Cláudia Falluh Balduino Ferreira.

2 comentários:

  1. Linda Programação, Querida Claudia!Vou participar, com toda certeza.
    beijos
    Sylvia

    ResponderExcluir
  2. Cláudia, sor Juana Inés de la Cruz foi uma das reencarnações de Joanna de Ângelis, guia espiritual de Divaldo Pereira Franco, um dos maiores oradores espíritas da atualidade, mesmo do alto dos seus 87 anos de idade. Quero muito aliar-me a você nessa cruzada pela divulgação da literatura espiritualista, pois em nossos quarenta anos de estudos do Espiritismo e do Espiritualismo temos alguma contribuição para
    dar nessa que é, segundo Allan Kardec e em nosso entendimento, a mais bela literatura, por promover a interação entre os mundos físico e o espiritual. Parabéns pelo seu blog e grande abraço.

    ResponderExcluir

Assine nosso Livro de Visitas!