Conheça-nos.

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Cláudia Falluh Balduino Ferreira é doutora em teoria literária e professora de literatura francesa e magrebina de expressão francesa na Universidade de Brasília. Sua pesquisa sobre a literatura árabe comunga com as fontes do sagrado, da arte, da história e da fenomenologia em busca do sentido e do conhecimento do humano.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A última estação: entrevistando o cineasta e ator libanês Mounir Maasri

Um Eldorado em desencanto: o filme A última estação.


Cláudia Falluh e Mounir Maasri em Byblos, Líbano, 2009.


A história da imigração árabe no Brasil é encantadora e comovente. Nela estão inseridas as lutas, esperanças, sucessos e tragédias de muitas gerações. Fascinados pela América, ou Amrik, como pronunciavam e desencantados com a força do império turco sobre as minorias cristãs, milhares de sírios e libaneses oprimidos pelo grande massacre de cristãos no século XIX na Síria, deixam para sempre a terra natal e metidos em navios ousam uma travessia de quarenta dias (número profético, aliás...) rumo às paragens tropicais jamais imaginadas e que se transformarão em berço de uma nova geração.

O cineasta e ator libanês Mounir Maasri foi o convidado do Grupo de Estudos Literários Magrebinos Francófonos. Tive o prazer de recebê-lo e entrevistá-lo nos estúdios da UnBTV, no programa Lanterninha. Mounir é o protagonista do filme A última estação. Este filme que abriu o Festival de Cinema de Brasília de 2012 é a primeira co-produção entre o Brasil e o Líbano. Filmado nos dois países o filme relata a saga de um jovem libanês que desembarca no Brasil  em busca de fortuna e prosperidade. Os caminhos da vida o levam a direções diferentes e o eldorado se revela um mito inacessível. Interpretado por Mounir Maasri, Tarik encarna o árabe aventureiro, coração cheio de ilusão, coragem e de promessas. Principalmente o filme quer revelar o mito do eldorado que se desfaz no quotidiano de lutas de uma realidade pungente e simplesmente normal.

Convidamos nossos leitores a acompanharem a entrevista nos dois blocos seguintes. Bom proveito!!